Pular para o conteúdo principal

Vida vencedora


Vida vencedora

“Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” Colossenses 1:21-23

Hoje gostaria de falar com você sobre a necessidade de crescer espiritualmente, muitos desejam ser mais espirituais, ter mais comunhão com Deus, porém, não conseguem, talvez o entendimento do ser espiritual não seja o correto ou procuram por um caminho diferente. Se eu perguntar para você “o que é necessário para ser espiritual?” que respostas você me daria? A maioria diria que é necessário orar mais e ler a bíblia, sim, a resposta está correta, são os caminhos certos para ser espiritual, porém, é necessário uma compreensão maior daquilo que estamos fazendo e do que queremos ser. Ser espiritual não é somente ler e orar, é preciso se desviar do mal e isso exige de nós muito esforço, isso porque é contra a nossa natureza, a nossa tendência maior é pecar, o pecado é fascinante, chama a nossa atenção. Como fazer para nos livrar dele?

Paulo em sua carta aos Colossenses traz conselhos práticos para uma vida espiritual firme e segura, quando escreve, fala do que precisamos alcançar, gostaria de falar com você a respeito do capítulo 3, vamos fazer uma análise desses conselhos e extrair lições poderosas para uma vida vencedora.

PENSAR NAS COISAS DO ALTO

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” Colossenses 3:1,2

Paulo nos lembra que fomos ressuscitados com Cristo, por isso devemos olhar para cima, manter nossa prioridade nas coisas que são do alto, Cristo já fez a parte dele, veio ao mundo, morreu por nós, ressuscitou e está à direita do Pai, agora cabe a nós fazermos a nossa parte. A salvação foi dada a nós, existe agora uma esperança, vivemos nesse mundo, mas não podemos nos apegar a ele, sabemos que um dia Cristo irá nos buscar, por isso não há motivos para nossos planos, sonhos e projetos terrenos serem maiores que os planos celestiais. Ele diz: mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas, Paulo não estava querendo dizer que devemos deixar de lado a nossa vida terrena, não, o que ele quer dizer é que deve existir uma prioridade e essa prioridade deve ser o céu.

Muitos de nós tem dado prioridade às coisas terrenas ao invés das coisas celestiais, será que esquecemos do céu? Será que o nosso foco mudou? Onde está o sentimento do primeiro amor? Precisamos urgentemente voltar-se para Deus e priorizar o seu reino, pois nossa vida aqui é passageira e não é uma morada fixa, é a vida eterna que aguardamos.

“A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.” Filipenses 3:20,21.

Quando mantemos o nosso pensamento nas coisas que são do alto, nos afastamos mais das coisas que são da terra, é algo que acontece de forma natural, por isso, ele nos chama a atenção para voltamos os nossos olhos para os céus.

MORRER PARA AS COISAS DA TERRA

“Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.” Colossenses 3:3-7

Vocês já morreram e suas vidas agora estão em Cristo, Paulo está dizendo que enquanto estamos aqui,devemos tentar ao máximo viver uma vida mais próxima de Deus, estamos ainda com a presença do pecado, e enquanto estivermos aqui sofremos muitas batalhas contra nossa própria carne, é uma luta contínua, diária, não tem como fugir. Essa batalha só termina quando Cristo se manifestar, aí sim, seremos com ele manifestados em glória.

Para que isso aconteça, para que essa batalha seja travada e vencida diariamente, ele começa a falar das coisas que devemos nos livrar, ele diz: “façam morrer”, isso é de nossa responsabilidade, não adianta por a culpa nos outros, não adianta por a culpa no inimigo, isso é pessoal e intransferível, nesse conselho ele coloca para nós imoralidade sexual, impureza e paixão, que são pecados sexuais e coisas que nos seduzem, depois ele coloca desejos maus, muitas das vezes desejamos o mau aos outros, por motivo de vingança e invejas pensamos a vezes até em maquinar o mal contra os outros, esses pensamentos não podem dominar os nossos corações, logo em seguida ele fala de ganância, que é idolatria, quando somos gananciosos não sabemos dividir as coisas, ao mesmo tempo que fazemos isso estamos idolatrando ao dinheiro e as coisas que pertencem a nós, colocamos as coisas na frente de Deus.

“pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” 1 Timóteo 6:10

Quando falamos em dinheiro pensamos somente naqueles que querem ficar ricos, porém, esquecemos de que as pessoas mais desprovidas podem errar nesse ponto, quando colocamos o trabalho a frente de Deus estamos indo por esse mesmo caminho. Esquecemos que tudo vem Dele e se Ele não provê, então, não adianta colocar o trabalho na frente, Ele é quem nos sustenta.

Esses são os motivos pelos quais vem a ira de Deus sobre os que desobedecem, muitos estão sofrendo, não entendem o porquê, muitos não tem paz em suas vidas e ficam tentando compreender, porém, a resposta é muito clara, quando Deus deixa de ser a prioridade o sofrimento é certo. Podemos até viver muitas situações difíceis e grandes aflições, não estamos livres disso, porém, quando nossa prioridade está em Deus, temos paz, paz que excede todo o entendimento, agora nossa vida está em Cristo, precisamos deixar essas coisas e viver Nele.

ABANDONAR PRÁTICAS TERRENAS

“Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas” Colossenses 3:8,9

Paulo nos mostra alguns sentimentos e procedimentos que não são compatíveis com os que estão em Cristo. Precisamos abandonar eles, pois são altamente prejudiciais à nossa vida. A ira é terrível e precisa ser controlada, ela pode nos levar a consequências terríveis e destruir relacionamentos, magoar pessoas e trazer sérias consequências, um verdadeiro cristão, precisa controlar a ira.

A indignação também é um sentimento que traz grandes consequências, ela aumenta nossa revolta e distancia o homem de Deus, a indignação tira a nossa paz e nos faz viver dia após dia com um sentimento que nos consome.

A maldade e maledicência faz muito mal a nós e aos outros que nos cercam, a maledicência é um sentimento sorrateiro e não percebemos o seu crescimento dentro de nós, o dicionário define como: “ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, detração, maldizer.” ele é tão ruim que não só fica dentro de nós mas espalhamos para os outros, talvez seja o sentimento que mais habita entre nós, precisamos tomar muito cuidado, não só nos prejudica como aos outros também.

Linguagem indecente no falar ainda faz parte dos hábitos de alguns crentes, precisamos urgentemente lutar contra isso, essa forma de falar não condiz com a nossa forma de viver, ela alimenta o pecado em nossas mentes, às vezes tratamos como algo inocente ou simples, porém, não é, tudo que é maligno tem tendência a aumentar, precisamos parar com isso.

Outro sentimento que entra no “não tem nada haver” é a mentira, a mentira é progressiva, se não cortar pela raiz vai aumentando cada vez mais, quando nos deparamos com a mentira precisamos nos corrigir e cortar imediatamente, para que ela não cresça. O maior problema da mentira é que a verdade pode até demorar, mas sempre aparece, mais cedo ou mais tarde ela vai ser revelada. Vocês já se despiram do velho homem com suas práticas, sabemos que não é fácil abandonar certos sentimentos, mas precisamos nos esforçar para abandoná-los.

REVESTIR DO NOVO HOMEM

“e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.” Colossenses 3:10-11

Estamos sendo renovados em conhecimento, um dia, no princípio de todas as coisas, Deus nos fez a sua imagem e semelhança, entretanto, o pecado desfez essa imagem, quando aceitamos a Cristo, estamos reconstruindo essa imagem, a fim de se parecer cada vez mais com o criador novamente, quando Ele voltar, seremos novamente semelhantes a Ele, restaurando assim a sua imagem. Para isso precisamos nos revestir de conhecimento, todos nós sem distinção de raça, cor, idade, quer seja intelectual ou não, pois todos somos de Cristo.

NOVAS ATITUDES

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 14.Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” Colossenses 3:12-15

Precisamos ter compaixão, é um sentimento de se colocar no lugar dos outros, só assim podemos entender e ajudar uns aos outros, ter bondade, ser mais humilde e manso e exercitar bem a paciência. Se formos pacientes conquistaremos muito mais coisas, seremos mais bem sucedidos, esses sentimentos são de Deus, em Cristo habitava todos eles, se você ler os evangelhos, vai encontrar tudo isso em Cristo, precisamos ser parecidos com ele.

Para conseguir vencer tudo isso a grande sacada é revestir-se de amor, ele é o elo perfeito, com amor se resolve todas as coisas, se corrige e melhora, pois o amor vem de Deus, só assim podermos suportar e perdoar, o amor é capaz de modificar completamente os nossos corações.

Fomos chamados para viver em paz, essa paz não está em nosso redor, não está no ambiente que vivemos, mas sim dentro de nós, quando encontramos essa paz, venceremos com muito mais facilidade adversidades e afrontas que aparecem diante de nós.

TER A PALAVRA DE DEUS NO CORAÇÃO

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:16,17

Uma das coisas mais difíceis para um crente hoje, por incrível que pareça é ler a bíblia, muitos crentes não tem mais uma devocional diária com Deus, muitos crentes que estão há muito tempo na igreja não conhecem a palavra, muitos não frequentam a escola bíblica, não tem interesse, como vamos crescer e conhecer a Cristo se não lemos a sua palavra? Ela revela Cristo, como vamos ensinar e aconselhar uns aos outros senão conhecemos a palavra da sabedoria? Precisamos restaurar práticas de crentes antigos que liam a bíblia todos os dias e oravam a Deus, não podemos aceitar passar um dia sem contato com a palavra de Deus ela é nosso alimento, o motivo de muitos crentes estarem fracos é por não se alimentarem com a palavra, muitos se desviam e não estão mais entre nós porque não buscam o verdadeiro conhecimento.

Cantar mais hinos e cânticos espirituais, ser mais gratos a Deus nos aproxima Dele, quanto mais louvamos a Deus temos maior capacidade de enfrentar as situações, o louvor nos dá forças para vencer as adversidades e o pecado, ficamos mais fortes quando fazemos isso.

Que possamos fazer tudo em nome do Senhor e pelo Senhor. Que a nossa vida reflita Cristo e passamos viver um evangelho real. Que as pessoas possam ver Cristo em nós. Deus lhe abençoe.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 12

Se você gostou do conteúdo, compartilhe!


 

Comentários

Site Oficial

Seguidores