Pular para o conteúdo principal

Você tem espelho em casa?



 Você tem espelho em casa?

Acho interessante como algumas pessoas têm tanta facilidade em julgar os outros. Julgam de tal forma que parece até que não têm pecado. Essa postura de superioridade revela uma arrogância espiritual tão grande que impede a comunhão e, como resultado, leva à falta de perdão. O pior de tudo é que essas pessoas estão tão acostumadas a viver dessa maneira que não percebem o quanto estão pecando contra Deus. É como se faltasse um espelho na casa delas.

    

    Quando nos olhamos no espelho, começamos a notar imperfeições, sujeiras e detalhes que precisam ser removidos para que tenhamos uma aparência melhor. Somente ao contemplarmos nosso próprio rosto podemos ver tudo isso. Do contrário, se não olharmos, não saberemos como estamos e, por isso, não removeremos o que há de imperfeito. É por isso que precisamos olhar para o espelho todos os dias.


    Na vida espiritual, é a mesma coisa. Precisamos olhar para dentro de nós mesmos e buscar os erros que podem estar tirando de nós a beleza da santidade de Deus. Santidade não é demonstrar superioridade; a santidade só pode ser vivida quando identificamos defeitos em nós mesmos, e não nos outros. Precisamos, assim como o publicano em sua oração, reconhecer que somos miseráveis e suplicar por misericórdia. Não podemos basear nossa santidade na vida dos outros. A vida do próximo não serve como referência para nos mostrar que somos mais santos.


    Quem critica os outros está pecando gravemente. Quando criticamos, é porque não estamos olhando para nós mesmos, não entendendo que somos iguais aos outros. Talvez nossos erros não estejam tão evidentes quanto os dos outros, mas tenho certeza de que também erramos, e não é pouco. O que me faz superior ao meu irmão a ponto de criticá-lo severamente? Se, em vez de criticar, dobrássemos nossos joelhos para orar pelo nosso irmão, tudo seria bem melhor. Quem sabe, em nossa oração, pediríamos a Deus uma forma de ajudá-lo? Nossa oração seria bem diferente. Poderíamos orar assim: "Pai, meu irmão está em dificuldades, e eu te peço: usa-me como canal de bênçãos e dá-me as palavras certas para ajudá-lo. Senhor, tu sabes que também erro bastante, mas assim como tens cuidado de mim, te peço, ajuda-me a cuidar do meu irmão com o mesmo carinho com que me tratas."


    Será que nossa oração é assim? Não quero ser pessimista, mas acredito que, na maioria das vezes, não. Cuidado, você que passa o tempo todo olhando para os outros, encontrando erros e, pior ainda, falando sobre isso para os outros. Você está cometendo pecados graves diante de Deus, e isso é terrível. Falar mal dos outros e criticar parece até um vício incontrolável. Só Deus pode nos ajudar, mas certamente, se olharmos para o espelho e dedicarmos um tempo para a reflexão, vamos encontrar tantas coisas erradas em nós mesmos que nem sequer teremos tempo de olhar para os outros.


    Ainda ficam algumas perguntas para nossa reflexão: será que você nunca errou? Será que nunca foi imaturo em suas decisões? Será que nunca errou inocentemente? Será que nunca cometeu uma maldade de propósito? Se nada disso aconteceu com você, parabéns, você pode julgar os outros. Caso contrário, não pode. Fique atento: seja santo, humilde e misericordioso, seja o primeiro a estender a mão para ajudar. Pense em como Jesus te trata e trate o seu irmão da mesma forma.

Deus abençoe sua vida. sigaEle. 

Claudio H. C. Duarte

Faça o seu comentário!


Mateus 7:1-2 - "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também."

Romanos 2:1 - "Portanto, és inescusável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas."

Lucas 6:41-42 - "Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Como podes dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."

Tiago 4:11-12 - "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei. Ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?"

Gálatas 6:1-2 - "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo."

Mateus 18:21-22 - "Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete."




Comentários

Site Oficial

Seguidores