Pular para o conteúdo principal

Quantas flechas você tem?


Quantas flechas você tem?

"Pegue o arco em suas mãos", disse ao rei de Israel. Quando pegou, Eliseu pôs suas mãos sobre as mãos do rei e lhe disse para abrir a janela que dava para o leste e atirar. O rei o fez, então Eliseu declarou: "Esta é a flecha da vitória do Senhor, a flecha da vitória sobre a Síria! Você destruirá totalmente os arameus, em Afeque". 2 Reis 13:16,17

Qual é a base da tua segurança?

“Ora, Eliseu estava sofrendo da doença da qual morreria. Então Jeoás, rei de Israel, foi visitá-lo e, curvado sobre ele, chorou gritando: "Meu pai! Meu pai! Tu és como os carros e os cavaleiros de Israel! " 2 Reis 13:14

Qual tem sido a sua base, onde está a tua segurança, muitos confiam em carros e cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus (Salmos 20.7). Muitos têm colocado sua segurança em pessoas, empregos ou qualquer outra coisa que lhes ofereça segurança. É claro que todos nós temos um porto seguro, alguém ou algo que possamos confiar, mas, caso essa segurança acabe, o que vai acontecer? Jeoás está passando por um terrível problema, o profeta vai morrer de uma doença incurável, e agora, quem vai interceder a Deus por ele? Jeoás, desesperado vai visitar o profeta, o texto diz que ele se curva sobre ele chora e gritando, um sinal de profundo desespero. Porque Jeoás estava desesperado? Vamos então entender o que está acontecendo.

Nosso porto seguro deve ser sempre Deus

Ele não tinha comunhão suficiente com Deus para ficar tranquilo em relação a morte de Eliseu, é claro que a morte do profeta tem grande importância, o fato de perder um grande profeta como Eliseu não é algo simples, é bem difícil, certamente traria grande perda espiritual para o reino, o grande problema de Jeoás é a falta de comunhão com Deus, isso leva ele ao desespero, se o rei fosse um homem de Deus, que andasse nos caminhos do Senhor, estaria sim lamentando a perda do profeta, mas não desesperado, pois saberia que Deus estava no controle de todas as coisas e descansaria em Deus.

Quando não temos nossa confiança total depositada em Deus, temos medo de tudo e de todos, temos medo do futuro e das consequências de nossos atos, se Deus não estiver como prioridade em nossa vida, ficaremos perdidos quando o dia mal chegar. Percebemos o desespero de Jeoás na sua expressão "Meu pai! Meu pai! Tu és como os carros e os cavaleiros de Israel!" Jeoás está dizendo para Eliseu, tu és a força de Israel, carros e cavaleiros representa o exército de Israel, é como se o rei estivesse perdendo toda a sua força. O primeiro personagem é um Rei, cujo reinado está distante de Deus, casou-se com uma mulher idólatra de outro reino, não tinha interesse algum nas coisas de Deus. Agora o porto seguro dele estava sendo tirado? Se o porto seguro dele fosse Deus, não se sentiria desamparado. Cuidado! Não dependa de pessoas, dependa de Deus. As pessoas são importantes em nossas vidas e precisamos delas, porém, nosso porto seguro é Deus.

O que você tem na mão para vencer?

“E Eliseu lhe disse: "Traga um arco e algumas flechas"; e ele assim fez. "Pegue o arco em suas mãos", disse ao rei de Israel. Quando pegou, Eliseu pôs suas mãos sobre as mãos do rei. 2 Reis 13:15,16

Eliseu sem falar nada sobre a sua morte, sem chorar ou ficar comovido com o choro do rei, manda o rei pegar um arco e algumas flechas, o profeta está dizendo para o rei: "pegue as suas armas", aquilo que você tem para vencer os seus inimigos, o profeta quer mostrar de modo prático como o rei poderia passar por essa situação. Com o arco e uma flecha na mão o rei agora está preparado para atirar a sua flecha, porém, existe algo importante, quando o rei põe a mão, Eliseu pôs suas mãos por sobre as mãos do rei, nesse momento com essa atitude o profeta está representando Deus, suas mãos representam as mãos de Deus dando para ele direcionamento e segurança, ele quer mostrar para o rei que Deus estaria com ele. Precisamos ter direcionamento, quando temos algo para fazer, é necessário planejamento e direção, isso deve ser feito com aprovação do próprio Deus, quando nossos planos e sonhos estão alinhados com a vontade de Deus, certamente vamos vencer, devemos sempre ter em mente que não será fácil, mas que venceremos. Precisamos ter segurança, quando confiamos em Deus, sentir que a mão dele estará sobre a nossa, e então, ficaremos seguros independente das dificuldades da vida. Tudo pode acontecer, vamos sofrer, não será fácil, certamente vai doer, porém, teremos estrutura para suportar todas essas coisas.

Você precisa crer na vitória?

“e lhe disse para abrir a janela que dava para o leste e atirar. O rei o fez, então Eliseu declarou: "Esta é a flecha da vitória do Senhor, a flecha da vitória sobre a Síria! Você destruirá totalmente os arameus, em Afeque". 2 Reis 13:17

O rei já estava com o arco e flecha nas mãos, o profeta agora manda ele direcionar para o leste e atirar, ao fazer isso o rei estava lançando a sua flecha, então Eliseu declara para ele: “Está é a flecha da vitória do Senhor”. Uma grande notícia o rei recebe, Deus está dizendo para o rei: "você vencerá, eu peguei na tua mão, te dei segurança e você lançou a flecha, não se preocupe, você vencerá." Em outras palavras, o profeta vai morrer, mas Eu te dei vitória, não fique preocupado com a morte do profeta, Eu serei contigo.

A notícia que Jeoás recebeu era muito importante e motivo de muita alegria, pois tinha recebido do Senhor a certeza da vitória, não somente vitória, mas vitória completa com os arameus. O rei tinha duas motivos para vencer: confiar em Deus e em sua força, precisava entender que ele ia com o seu exército e ia destruir, porém, Deus estaria com ele para garantir a vitória e com a sua força estava cumprindo o propósito de Deus.

Você precisa ter determinação?

Em seguida, Eliseu mandou o rei pegar as flechas e golpear o chão. Ele golpeou o chão três vezes e parou. O homem de Deus ficou irado com ele e disse: "Você deveria ter golpeado o chão cinco ou seis vezes; então iria derrotar a Síria e a destruiria completamente. Mas agora você a derrotará somente três vezes". 2 Reis 13:18,19

Foi uma grande decepção para o profeta a atitude do rei, Jeoás não parecia animado com a vitória, parece que a perda de Eliseu o impactou de tal forma que ele ficou cego em relação às promessas de Deus, às vezes os problemas da vida nos fazem cegos em relação ao futuro e as promessas. A ordem de Eliseu é pegar as flechas e golpear o chão. A expectativa do profeta era a empolgação do rei diante da notícia, então, o rei deveria ter usado todas as suas flechas, o rei deveria sentir a promessa, deveria golpear as flechas ao chão como se estivesse no campo de batalha, porém, o rei não fez isso. Então, o profeta ficou irado, e por causa disso ele venceria a Síria somente por três vezes, relativo ao número de flechas que ele golpeou no chão.

A nossa vitória é fruto da nossa atitudes, se a nossa atitude for mais ou menos, nossa vitória será mais ou menos, se a nossa atitude for completa, a vitória também será completa, isso fica claro diante da nossa disposição, precisamos ter disposição para vencer, não podemos fazer as coisas duvidando, mas temos que ter certeza, Deus não gosta de dúvida, veja o que Deus diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6.

Você precisa ser forte, determinado, precisa olhar para o alvo e não desviar dele, buscar com atenção e excelência, precisa ser muito persistente “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” Provérbios 24:10. É no dia da adversidade que temos que ficar mais forte, essa força é do Senhor, não é nossa, mas podemos buscar nele, ele nos fará vencer, porém é necessário ter disposição. Você precisa ajustar o seu foco, para que sua lente não fique embaçada, tenha uma visão mais excelente da vida.

Eliseu morreu, três vezes Israel venceu, 2 Reis 13.25. Jeoás só não exterminou totalmente porque não teve disposição e entendimento para isso, ficou contando cada vitória na angústia de vencer apenas três vezes, o Senhor não quer nos dar apenas uma, duas ou três vitórias, ele quer nos dar vitórias incontáveis, porém, para isso, precisamos fazer a nossa parte. Que o Senhor nos ajude a ter essa compreensão.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 13

Se você gostou do conteúdo, compartilhe!


 

Comentários

Site Oficial

Seguidores