Paciência, eu tenho?
¹ Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Salmos 40:1
Paciência é algo muito difícil para a maioria das pessoas. Vivemos num mundo em que ter paciência é cada vez mais desafiador. E você, tem paciência? Se você fosse avaliar de 0 a 10 o seu nível de paciência, considerando que 0 é sem paciência e 10 é muito paciente, qual número você escolheria?
Para muitos de nós, esperar está fora de cogitação. Mandamos uma mensagem pelo WhatsApp e queremos uma resposta instantânea. Não nos importamos se a pessoa do outro lado está ocupada ou até mesmo longe do celular, o que é muito raro. Logo, perdemos a paciência porque a resposta não vem. Existe até um ditado popular: 'Deus tarda, mas não falha'. Será que Deus tarda? Claro que não. Deus faz as coisas no tempo certo, pois Ele é o dono do tempo. Nós devemos aguardar o melhor de Deus, e esse melhor só vem no tempo certo.
O Salmista Davi afirma: 'Esperei com paciência no Senhor'. Ele esperou, preferiu aguardar o tempo de Deus. E você, o que está fazendo com suas preocupações? Você espera ou tenta agilizar as coisas dando seu próprio jeito? Eu já experimentei isso e não foi bom. Paulo fala conosco através da carta aos Romanos 5.1-6 sobre a paciência. Ele diz que a paciência produz experiência, e a experiência produz esperança; e a esperança não traz confusão. É algo para pensarmos: se eu não exercitar a paciência, não posso ver com detalhes aquilo que Deus está fazendo em minha vida. Só conseguimos ver os detalhes quando observamos com paciência. Aliás, a observação exige paciência.
se esperamos o que não vemos, com paciência esperamos,” por que esperamos? Simplesmente porque confiamos, esperar também é confiar. Romanos 8.25-28
Voltando ao Livro de Salmos 40, podemos perceber o testemunho de Davi. Ele diz: 'Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim.' Só se inclina quem é maior do que o outro. É interessante pensar que quando uma criança fala conosco, nós nos inclinamos para ouvi-la. E por que fazemos isso? Fazemos porque ela é menor do que nós, e queremos compreender melhor o que ela quer de nós e dar-lhe mais atenção. Dessa forma, o Senhor se inclina para nós. Certamente, é uma atitude de quem quer dar atenção. Não é tremendo perceber que Deus se inclina para nos ouvir? Salmos 113.5 diz que Deus se curva para ver o que está nos céus e na terra. Isso é sinal de respeito às nossas aflições e dilemas das nossas vidas. É um Deus que nos ama e nos respeita, e certamente está ouvindo a sua voz.
No versículo 3 do Salmo 40, Deus põe um novo cântico. Será que Davi estava falando que Deus deu a ele uma nova música? Talvez Deus tenha dado sim, porém essa expressão vai muito além do que simplesmente uma nova música. Nesse novo cântico, não é possível definir ritmo, harmonia e melodia. Não são acordes que vão embelezar o cântico, e não é também uma bela voz. Não, é muito além disso. Esse novo cântico é um cântico de gratidão, algo que vem de um coração grato. Ele nasce de alguém que esperou e teve muita paciência, recebendo assim a sua recompensa. Davi entendeu bem o que Deus fez em sua vida. Por isso, esse é um novo cântico. Ele não pode ser expressado com palavras. Ele é o resultado, assim como está registrado em Hebreus 13.15: 'Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus, sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.' Que esse novo cântico ressoe em seu coração.
Feliz é aquele que põe a sua confiança no Senhor", afirma o salmista. Portanto, confie no Senhor, espere Nele e não desanime, pois as batalhas são grandes, mas o que Deus tem para você é ainda maior. Enquanto espera, procure aprender e pare para observar o que o Senhor está lhe ensinando e fazendo por você. Então, você vai dizer, como o salmista no versículo 5 do Salmo 40: "Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar." Você não vai conseguir contar tudo aquilo que Deus fará por você.
Claudio H. C. Duarte
Mensagem nº 26
Se você gostou do conteúdo, compartilhe!
Comentários
Postar um comentário