Como está a sua casa?


Como está a sua casa?

“Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa". Lucas 6:47-49

Olá, tudo bem? Como vai a sua casa? Você sabe como ela foi construída? Sabe se ela tem uma boa fundação, se os alicerces foram bem colocados e capazes de suportar bem as estruturas? A grande maioria das pessoas não sabem, não fazem ideia, muitas pessoas compram casas, apartamentos e não tem noção de como foram construídas. É verdade que não nos preocupamos com isso, olhamos sempre para a beleza da casa, para sua localização, tamanho e outras qualidades, mas não nos preocupamos com a fundação.

Você com certeza já viu muitas casas e prédios que caíram por que a estrutura era fraca, foram feitas em terrenos não firmes, quando veio a tempestade as inundações a casa caiu, são inúmeras as construções realizadas dessa forma, de qualquer maneira. a fim de economizar material e entregar a obra mais rápido. Jesus está trazendo para nós uma comparação de uma construção e essa comparação é para a nossa vida, Ele compara a construção de uma casa com a nossa vida. Vamos analisar alguns importantes detalhes dessa aplicação de Jesus.

O CONSTRUTOR

O primeiro construtor é classificado como um homem prudente, ele constrói a sua casa sobre a rocha, cavou fundo, colocou os alicerces na rocha, ele ouve a palavra de Deus e pratica, perceba que ele não somente ouve, mas pratica, essa casa enfrenta uma dura tempestade, mas ela não se abala, porque foi bem construída. O homem prudente não procura o perigo, é cauteloso, sensato, ajuizado, costuma se precaver, preparar-se antecipadamente, ele é previdente. Certamente deu muito trabalho cavar até chegar na rocha, o investimento foi bem maior, gastou um tempo considerável e depois de construído ninguém iria ver os alicerces que ele fez, ninguém vai elogiar os alicerces de uma construção, porque não é visível, eles estão escondidos, por baixo da terra, porém, estão firmes, bem colocados, capazes de suportar as piores tempestades, assim é aquele que constrói sua casa no rocha, aquele que põe a sua vida em Cristo jamais será abalado. Quando investimos em nossa vida espiritual ficaremos cada vez mais firmes, quando buscamos ler a palavra diariamente, quando oramos e adoramos a Deus, temos firmeza para enfrentar as tempestades da vida, muitos crentes por aí tem construído alicerces rasos, quando vem a tempestade não suportam. Muitos vivem somente de culto, não se preocupam em ler a bíblia e orar durante a semana, há crentes que nem pegam na bíblia durante a semana, no dia-a-dia, outros nem oram, não estão cavando alicerces fundos porque dá mais trabalho.

O INSENSATO

O segundo homem é insensato, ele ouve, mas não pratica, não se preocupa em cavar fundo, quer logo fazer a casa e se preocupa somente com a beleza externa, é muito mais fácil construir assim, exige pouco esforço, é bem mais rápido, sobra mais dinheiro para fazer a casa ficar bonita, porém quando vem a tempestade a casa não suporta e cai. Essa é a realidade de muitos crentes, por fora é uma casa muito bonita, vistosa, mas a sua fundação é fraca, não tem condições de suportar as tempestades, por isso vemos tantos crentes, quando enfrentam ventos tão pequenos, desabam, entram em desespero e logo abandonam as igrejas, essas pessoas não suportam críticas, não aguentam uma pequena prova, são fracas, não se preocupam em construir sua fundação.

O FUNDAMENTO

A onde você está construindo a sua casa? A palavra de Deus registrada em Oséias 4.6 diz: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.”

Estamos vivendo momentos difíceis onde muitos crentes estão rejeitando o conhecimento, não pegam na bíblia, somente nos momentos de culto ou escola bíblica, quando vão na escola bíblica, sua vida está baseada em emoções, querem sentir a presença de Deus nos cultos, ouvir uma profecia ou algo que o faça se sentir bem, essas coisas são muito boas mas se não estivermos firmes na palavra diariamente, não vamos suportar as tempestades, não adianta passar a semana inteira distante de Deus e no fim de semana encontrá-lo, isso dura pouco, não tem fundamento, não é permanente, quando rejeitamos o conhecimento, rejeitamos o próprio Cristo, pois Ele é a palavra, como podemos dizer que somos seguidores de Cristo se não o conhecemos, se não conhecemos a palavra que é o próprio Cristo, precisamos ter conhecimento, buscar entendimento para diminuir os nossos erros e aumentar a comunhão com ele. A única forma de estar firme na rocha é estar com os alicerces fincados nela.

Para finalizar vai um versículo muito importante, “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.” 2 Crônicas 7:14,15. É preciso fazer quatro coisas fundamentais, se humilhar, orar, buscar e se afastar dos maus caminhos, quando tomamos essas quatros atitudes, certamente vencemos.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 11

Se você gostou do conteúdo, compartilhe!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carta com aproximadamente 90 anos de idade

Você tem espelho em casa?

QUEM É ESTE?