Um pedido especial
Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.Salmos 27:4
O que você tem pedido a Deus? Posso imaginar que você tem pedido muitas bênçãos, estou certo? Eu também desejo isso para minha vida. No entanto, tenho pensado sobre o pedido de Davi neste Salmo; é sem dúvida um pedido muito especial. Ele me fez refletir bastante, sabe por quê? Geralmente, nossos pedidos são sempre voltados para nós mesmos. Queremos uma boa casa, um bom carro, uma vida farta, muita saúde e outras coisas mais. Isso, até certo ponto, é normal e não há problemas nisso. Deus até recomenda que peçamos. No entanto, esse pedido me fez refletir sobre outra coisa. É difícil pedir coisas espirituais. Davi pede a presença de Deus sobre ele. Ele pede que Deus encha sua vida de conhecimento e do seu Espírito.
ATITUDE
Vivemos num mundo de interesses e às vezes esquecemos da necessidade de cultivar um relacionamento mais profundo com Deus. Mas o pedido de Davi neste Salmo é diferente. Ele fala sobre os benefícios que o Senhor tem concedido em sua vida, expressando gratidão. Por um momento, ele para e declara: “Uma coisa pedi ao Senhor”. Vamos refletir sobre isso. Quando Davi menciona “uma coisa”, ele destaca a importância desse pedido para ele. Mas não para por aí. Ele acrescenta: “E eu a buscarei”. É interessante notar que muitas vezes pedimos algo, mas não buscamos. Apenas fazemos o pedido e esperamos que Deus nos abençoe, mas nos falta a continuidade, a ação de buscar.
CONTEMPLAR
Então, ele faz o pedido: “Que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida.” Por que Davi desejava morar na casa do Senhor todos os dias? Qual era seu objetivo? Essa expressão me chama muito a atenção. “Morar na casa do Senhor” tinha um significado especial para Davi, algo que o atraía de tal forma que ele não queria sair de lá. Ele entendia que estar na casa do Senhor era uma oportunidade para “contemplar a formosura do Senhor”. Ao entrar no templo, Davi sentia algo diferente. Certamente, não podia ver Deus como Ele é, então por que ele falava de formosura? Contemplar a formosura do Senhor é reconhecer os benefícios que o Senhor tem feito em nossas vidas, é olhar com gratidão, é ver o que o Senhor faz na vida do seu povo, é amar o próximo, é experimentar o sobrenatural de Deus e como Ele age.
O templo onde adoramos a Deus hoje pode ser o mais luxuoso ou o mais simples, mas aquele que conhece a Deus pode contemplar a formosura do Senhor em qualquer lugar. Isso não está na beleza do templo, mas nas ações de Deus. Isso me faz pensar: será que estamos indo para a igreja com a motivação correta? Às vezes, penso que não. Precisamos buscar o sobrenatural. Se não conseguimos ver a formosura do Senhor, é porque estamos olhando de forma errada. Precisamos pedir a Deus para nos mostrar a sua beleza.
APRENDER
A outra parte do pedido é “aprender no seu templo”. Será que estamos realmente dispostos a aprender, ou será que, naquilo que alcançamos, pensamos que somos tão sábios que ignoramos a necessidade de continuar aprendendo? Durante minha caminhada, aprendi muitas coisas, e louvo a Deus por isso, pois Ele está me ensinando a conviver na Sua igreja, a adorá-Lo e a amar ao meu irmão. Muitas vezes, entrei na igreja com a intenção de criticar. No meu coração, eu dizia: “Aquele não é um bom líder”, “Esse pastor não está fazendo isso direito”, “Aquele irmão não tem compromisso”. Mas o pior disso tudo é que essa minha atitude de superioridade como crente me tornava mais infeliz, mais fraco na fé e mais distante de Deus. Em vez de orar, eu criticava. Em vez de ajudar, eu não fazia nada. Eu vivia preocupado com a igreja de Cristo como se fosse seu dono, mas estava muito enganado.
Deus está cuidando da Sua igreja e não precisa de pessoas que a critiquem, mas sim de pessoas que sejam usadas para abençoá-la, para amar. No momento em que percebi isso, pude olhar para um irmão e contemplar a formosura do Senhor, olhar para alguém cantando sem me importar com a voz ou o estilo musical e adorar junto com essa pessoa. É necessário que a igreja de Jesus leve cura às pessoas, amor e muita paz. Por isso, hoje, como Davi, peço ao Senhor que habite em minha vida todos os dias, pois contemplar a Sua formosura e aprender Dele não é apenas um pedido, mas uma intensa necessidade em minha vida.
Claudio H. C. Duarte
Mensagem nº 21
Se você gostou do conteúdo, compartilhe!
Comentários
Postar um comentário